Em reunião realizada na noite desta terça-feira, 29 de outubro, a diretoria da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL) definiu o lançamento do edital para a eleição de sua nova diretoria para o biênio 2024-2026. A eleição está marcada para o dia 29 de novembro, entre 19h e 21h, na sede da ASEL, localizada no Memorial da Educação Superior de Sobral.
Segundo o Edital 02/2024, o processo eleitoral será conduzido pela Comissão Eleitoral composta pelos acadêmicos Gabriel Assis Araújo Vasconcelos, Francisco Liduino Rodrigues de Sá e Aloísio Ribeiro da Ponte, com apoio dos suplentes Glória Giovana Saboya Mont’Alverne e Antônio Alarico Mont’Alverne. A votação será secreta e os acadêmicos que não puderem comparecer terão a opção de votar por correspondência, garantindo o sigilo e a segurança do processo.
As chapas para a diretoria e o conselho fiscal podem ser inscritas no período de 1º a 25 de novembro de 2024, entre 9h e 11h ou 14h e 16h, na sede da Academia. As inscrições devem ser direcionadas à presidência da Comissão Eleitoral, acompanhadas dos nomes e cargos que cada candidato ocupará.
A única chapa que foi anunciada até o momento para a eleição traz Arnaud de Holanda Cavalcante como candidato a Presidente, tendo sido definida da seguinte forma:
Diretoria:
- Presidente de Honra: João Edison de Andrade
- Presidente: Arnaud de Holanda Cavalcante
- Vice-Presidente: Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante
- Secretário Geral: José Joab Aragão
- Secretário Adjunto: Raimundo Nonato Aragão
- Diretor Financeiro: José Wilamy Carneiro Vasconcelos
- Diretor Financeiro Adjunto: Rebeca Sales Viana
- Diretor de Publicações: Neil Alessandro Medeiros Silveira
- Diretor Social: Davi Helder de Vasconcelos
Conselho Fiscal:
- Herbert Vasconcelos Rocha,
- Manoel Valdeci de Vasconcelos e
- José Ferreira Portella Netto.
A chapa que será registrada assume a responsabilidade de manter e ampliar o papel da ASEL na promoção da cultura e dos estudos literários em Sobral.